IMG_0101
IMG_2417

Geografia

A Branda de Santo António de Vale de Poldros é um povoado situado no Alto Minho onde a origem deste nome está relacionado com a presença dos cavalos selvagens desta região. É constituído por um conjunto arquitectónico de inestimável valor patrimonial, que aparentam serem abrigos rudimentares, mas têm uma arquitectura complexa que remonta há milhares de anos. É um dos exemplos de brandas, povoadas de montanha, apenas habitadas durante os meses de verão, para aproveitar os viçosos pastos. Nos restantes meses, os habitantes desciam à inverneira, uma transumância humana que hoje poucos praticam. Está situada perto da Vila de Castro Laboreiro, Lamas de Mouro, Santuário Senhora da Peneda, Passadiços de Sistelo, Espanha, Termas de Monção e Melgaço e, descendo um pouco mais poderá apreciar as praias do litoral Norte. Em pouco espaço de tempo, encontra o mar e a montanha com ambientes bem distintos!


Reportagem - Visita Guiada - RTP

Visita Guiada - Branda de Sto. António - Vale de Poldros

IMG_0116
_MG_5782

Fauna e Flora

Situado às portas do Parque Nacional Peneda Gerês podemos encontrar nesta zona superfícies cobertas de tojos, giestas, urzes e carquejas, entremeado de campos de feno e tapadas com frondosos carvalhais, formações arbustivas, lameiros, vegetação ripícola, lírio do Gerês e saramagos. Ao nível da fauna, é possível encontrar corços, morcegos, o lobo ibérico, a salamandra, veados e vacas a passear livremente. Nas águas límpidas do rio Vez é possível observar a truta do rio, toupeira da água, lagarto de água, lontra, rã ibérica. Nesta zona encontra águas cristalinas, cascatas paradisíacas, onde toda a família terá oportunidade de se refrescar.


Animais do Parque Nacional da Peneda Gerês - Pedro Santo

Ver Video
858070D0-361D-48F5-923F-EF1E33ED6EEA
86C46C3B-78EC-4212-B1CF-9B16855C7BE9

Gastronomia

Durante a sua estadia, poderá degustar pratos típicos desta região, como o cabrito assado à moda de Monção, a célebre sopa de saramagos, costeleta de cachena com arroz de feijão, cozido à portuguesa, costeletão de novilho, regados com os vinhos da região, nomeadamente o vinho da casta Alvarinho O restaurante Val de Poldros dista cerca de 5 minutos da sua estadia. Um pouco mais adiante encontra o restaurante O Brandeiro, serve também pratos típicos e tem como cenário o Vale Glaciar do Rio Vez e as montanhas pintadas com vários tons de verde, onde pastam livremente as vacas de pelagem e os cavalos garranos. 

Mesa Nacional em Val de Poldros - TVI
IMG_3233

Actividades Adicionais

A casa está situada em local estratégico para a prática de passeios por trilhos bem sinalizados, canoagem, passeios de BTT, e passeios de todo terreno. Os hóspedes poderão mediante reserva marcar com o anfitrião da casa passeios de Jipe ou caminhadas pelos trilhos existentes na região, visitar cascatas soberbas e recônditas, banhar-se nas margens do rio Vez, Laboreiro, Mouro. São bem-vindos os animais de estimação sem qualquer acréscimo de preço.Nas crianças até aos dois anos a estadia é gratuita.